A dor abdominal e as cólicas podem ser tão insuportáveis que parece que alguém enfiou uma faca no abdômen.
É importante a conscientização sobre os sintomas que as pessoas com Doença Inflamatória Intestinal experimentam, às vezes diariamente e intensas.
A DII pode ser uma doença invisível. Os doentes podem parecer “saudáveis” por fora, mas apresentam dor e inflamações intensas e contínuas por dentro.
A DII é um grupo de doenças que causam inflamação crônica geralmente no intestino, com possibilidade de crises recorrentes de agudização. Pode acometer também o reto, ânus, boca e estômago.
A maioria das pessoas com DII recebe o diagnóstico antes de atingir os 30 anos de idade e os sintomas de DII podem ir e vir. Eles podem ser leves ou graves e podem aparecer de repente ou gradualmente.
Existem algumas complicações da doença inflamatória intestinal.
Maior risco de desenvolver câncer de colorretal), fístula anal, abscessos, fissuras e hemorragias. Além disso, anemia, desnutrição, doenças hepáticas, osteoporose, dentre outras. Isso assusta um pouco?
Por isso é importante o diagnóstico. Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e pode solicitar alguns exames.
A ileocolonoscopia permite examinar o reto, intestino grosso e delgado. A endoscopia alta, que examina o trato digestivo desde a boca até o início do intestino delgado; ou até mesmo uma Cápsula Endoscópica que através de um pequeno dispositivo de câmera que você engole e captura imagens enquanto viaja pelo trato digestivo.
Se tem tratamento? Atualmente não há cura. Mas o objetivo do tratamento é reduzir os sintomas, melhor qualidade de vida, alcançar e manter a remissão e prevenir complicações.
Contate a Clínica Endolive e garanta seu diagnóstico.