TERMO DECONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TESTE DO HIDROGÊNIO E METANO PARA SIBO, IMO E INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

Orientações e Preparo

  1. O que é teste do Hidrogênio e Metano expirados:
    O teste do hidrogênio e metano expirados fornece informações sobre a digestão de determinados açúcares ou hidratos de carbono, tais como o açúcar do leite (lactose), açúcar de frutas (frutose), carboidratos complexos (inulina, sorbitol, xilitol). Isto ajudará a determinar se o paciente é intolerante a alguns açúcares. Um exemplo é o uso deste teste para detectar a intolerância à lactose, um transtorno no qual as pessoas têm sintomas de processamento anormal de lactose, uma substância presente em muitos alimentos, incluindo leite e sorvete. O teste também é utilizado após a ingestão de lactulose ou glicose para detectar um crescimento anormal de bactérias dentro do intestino delgado e arquéias no aparelho digestivo. O supercrescimento bacteriano (SIBO), o supercrescimento metanogênico intestinal (IMO) e as intolerâncias alimentares podem causar uma variedade de sintomas, incluindo diarreia, constipação, distensão abdominal  flatulência, cólicas abdominais e deficiências vitamínicas.
  2. Preparo para o teste:
    • Quatro semanas antes: não deve tomado qualquer antibiótico. 
    • Três semanas antes: Dulaglutida (TRULICITY®); Semaglutida (OZEMPIC®, RYBELSUS®, WEGOVY®); Tirzepatida (MONJAURO®);           
    • Duas semanas antes: Não ter realizado colonoscopia, enterotomografia ou enema baritado (exames que necessitem de limpeza do intestino).
    • Sete dias antes: não fazer uso de qualquer laxante ou outros agentes para regular a evacuação (fibras, magnésia, complexo 46, manitol, dulcolax, trimebutina, mebeverina, pinavério, prucaloprida, etc…) e probióticos.
  • No dia anterior: 
    • consumir APENAS os alimentos e bebidas dei baixa fermentação listados na sugestão de cardápio em anexo
  • Jejum (inclusive água) de 12 horas.
  • No dia do teste: 
    • Não comer ou beber nada pela manhã
    • Caso use medicamentos contínuos em comprimidos, poderá levar para tomar após o exame.
    • Paciente diabético em uso de insulina ou comprimidos, deverá ser orientado pelo seu médico se sua dose da manhã precisará ser alterada. Geralmente, metade da insulina é aplicada. Os medicamentos hipoglicemiantes orais são tomados só após a conclusão do teste. 
    • Não poderá realizar atividades físicas antes do exame.
    • Duas horas antes: Escove os dentes. NÃO COMER, BEBER, MASCAR CHICLETE, FUMAR, CHUPAR PASTILHAS OU COMER BOMBONS ANTES OU DURANTE O TESTE.
    • Durante o teste: Não dormir ou exercer atividades físicas.
  1. Qual o tempo de duração?
    O teste pode durar de duas a três horas.
  2. Como é feito?
    Será verificado se o paciente não comeu ou bebeu depois da meia-noite.
    Uma amostra de ar expirado será coleta em um pequeno aparelho, similar a um bafômetro.
    A seguir, uma solução de lactose, lactulose, glicose, sorbitol, frutose (ou outro substrato a ser testado) será dada para beber. O paciente deve beber essa quantidade toda.
    Amostras de ar expirado serão coletadas a cada 15 ou 30 minutos.
    Durante o teste, o paciente deve informar caso apresente sintomas.
    Durante o teste, não se deve comer, mascar chicletes, balas, fumar, dormir ou praticar exercício. O ideal é que esteja em ambiente calmo, sem preocupações, tipo ligações telefônicas, vídeo games, etc.
    Quando o teste terminar, o paciente pode retornar à sua dieta, usar seus medicamentos de uso contínuo e atividade habituais.
  3. Princípios do teste Hidrogênio e Metano expirados:
    O teste de hidrogênio e metano no ar expirado é método não invasivo para o diagnóstico da má absorção intestinal dos carboidratos e para o estudo da superpopulação bacteriana no intestino delgado e de arquéias em todo o aparelho digestivo. Este método está fundamentado no fato que somente esses microrganismos podem produzir hidrogênio (H2) e metano (CH4) como parte do seu metabolismo. Na presença desses tipos de disbiose ou quando existem intolerâncias aos substratos testados, as bactérias intestinais usarão este substrato e produzirão gases como parte do seu metabolismo. Esses gases serão absorvidos pela mucosa digestiva e exalado pelos pulmões. Através do aparelho, nós medimos a quantidade de hidrogênio e metano exalados, e com isso identificamos a patologia que está sendo investigada.
  4. Para quais condições o Teste Respiratório pode ser solicitado?
  • Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) – utilizando lactulose ou glicose;
  • Intolerância/má absorção à lactose;
  • Intolerância/má absorção à frutose;
  • Intolerância/má absorção a frutano (inulina);
  • Outros mais raros (sacarose, sorbitol);
  • Supercrescimento Metanogênico (IMO) – utilizando lactulose ou glicose.
  1. O que devo fazer se tiver mais de um teste no pedido médico?

O primeiro exame a ser realizado será sempre o teste de SIBO. 

Os demais exames, se houver, devem ser agendados com no mínimo um dia de intervalo entre eles.

Isso se deve pela necessidade de cada substrato ser testado de maneira isolada, ou seja, em um dia específico e para cada dia de teste ser necessário a realização de um dia (ou mais) de dieta baixa fermentação na véspera do exame.

  1. Preciso realizar colonoscopia, como devo proceder?

Caso seu médico tenha solicitado o teste respiratório e também a colonoscopia, sugerimos realizar primeiramente o Teste Respiratório, e logo após (com um ou dois dias de intervalo) já poderá realizar sua colonoscopia.

Caso realize a colonoscopia antes do Teste Respiratório será necessário aguardar duas semanas para realizar o teste.

  1. Meu convênio não cobre o exame

Trata-se de um exame novo que apesar de estar nos Guidelines nacionais e internacionais, ainda não consta no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde), e portanto não possui cobertura por nenhum convênio.

  1. Preciso de acompanhante no dia do Teste Respiratório?

A presença de acompanhante não é obrigatória, exceto para:

  • Menores de 18 anos.
  • Pacientes com algum grau de deficiência ou dependência.
  1. Crianças podem realizar o Teste Respiratório?

Sim, desde que consigam soprar e sejam tranquilas para aguardar 2 a 3 horas de exame. Podem levar um tablet, ou livro para se divertir.

  1. Tenho intolerância à lactose, posso realizar o teste para SIBO e IMO com lactulose?

Sim, apesar de nomes parecidos, lactose e lactulose são substâncias diferentes e portanto, se você for intolerante à lactose, pode utilizar a lactulose para realizar o teste respiratório.






Termo de esclarecimento e autorização do procedimento

A finalidade deste termo não é assustá-lo, nem deixá-lo desconfortável em relação ao procedimento médico que pode implicar em riscos, ainda que ocorram apenas excepcionalmente.

As informações contidas neste termo não esgotam as possibilidades de riscos e complicações que possam advir do procedimento. Aqui são citadas apenas algumas delas.

Você sempre poderá solicitar informações e tirar todas as suas dúvidas. Nenhum ato será praticado sem que você concorde. Procure entender todas as informações que está recebendo e pergunte o que quiser antes de assinar este documento. 

 

Declaração

Declaro ter sido informado que o exame ao qual serei submetido se trata na ingestão de um substrato (frutose, lactulose, glicose, lactose ou sorbitol) e na seqüência serão coletadas amostras do ar expirado e que o exame possui duração de duas a três horas, nas quais não poderei sair da clínica, bem como ingerir alimentos, dormir, me exercitar ou me alimentar neste período.

Autorizo o(a) médico(a) mencionado(a), bem como aos membros de sua equipe e/ou outros profissionais
dessa Clínica por ele selecionados, a intervir nos procedimentos e de acordo com o seu julgamento profissional
quanto à necessidade de coparticipação. Dessa forma, por livre e autônoma manifestação de vontade, após
ampla discussão de todas as questões levantadas, sentindo-me plenamente esclarecido em todas as dúvidas que suscitei, bem como entendido e aceito as explicações sobre os mais comuns RISCOS E COMPLICAÇÕES deste procedimento, expresso meu pleno consentimento para sua realização, autorizo, igualmente, que o médico identificado realize os procedimentos e/ou tratamentos e permito que utilize seu julgamento técnico para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis, através dos recursos conhecidos na atualidade pela medicina e disponível no local onde se realiza o tratamento e autorizo ainda qualquer outro procedimento, exame, tratamento e/ou cirurgia, transfusão de sangue e hemoderivados, em situações imprevistas que possam ocorrer e que necessitem de cuidados diferentes daqueles inicialmente propostos. Declaro, igualmente, estar ciente de que o tratamento adotado não assegura a garantia de cura, e que a evolução da doença e do tratamento podem obrigar o médico a modificar as condutas inicialmente propostas, sendo que, neste caso, fica o mesmo autorizado, desde já, a tomar providências necessárias para tentar a solução dos problemas surgidos, segundo seu julgamento.

Declaro ter sido informado que possivelmente sentirei algum desconforto abdominal (gases, distensão, eructação ou até mesmo diarreia) e estes sintomas fazem parte da análise do exame.

 

Por tudo o que me foi exposto, declaro que li e tive a oportunidade de esclarecer todas as minhas dúvidas relativas ao procedimento e ter compreendido todas as informações deste documento e autorizo a realização do exame.

Nome:
RG: 



                                                                       _____________________________________________
                                                                                                             Assinatura:

 

Para preenchimento do profissional:
Confirmo que expliquei detalhadamente para o paciente o propósito, risco e benefício da realização desse exame, bem como a importância de que as informações acima fornecidas sejam corretas e verdadeiras.



____________________________________            ___________________________________
                       Assinatura:                                                                   Local e Data:




Sugestão de cardápio para a véspera do exame

  • Consumir APENAS os alimentos e bebidas de baixa fermentação listados na sugestão de cardápio em anexo;
  • Alimentos não listados podem apresentar uma alta fermentação impedindo a realização do exame, e consequentemente o seu tratamento;
  • Para temperar o arroz, os ovos e as carnes, utilize SOMENTE: sal, pimenta-do-reino, limão, cheiro-verde e azeite (em pequena quantidade).
  • Não utilizar: alho, cebola, alho-poró ou temperos prontos
  • Não ingerir gorduras, frituras e embutidos;
  • Não ingerir produtos integrais;
  • Não utilizar adoçantes;
  • Não ingerir refrigerante, água com gás, sucos de caixinha ou enlatados, não ingerir chás prontos;
  • Café: consumir no máximo duas xícaras ao dia, adoçado com açúcar ou sem adoçar – não utilizar adoçantes.

 

Café da manhã e lanche da tarde:

1 a 3 ovos de galinha mexidos (temperar com sal e 5g de azeite de Oliva) OU cozidos;

Biscoito de arroz (10 unidades) OU goma de tapioca (60g ou 4col de sopa) OU 1 fatia de pão de forma convencional (sem fibras, não poderá ingerir pão integral).

Frutas (escolher uma das opções para comer OU bater com água para suco; em caso de suco, adoçar com açúcar):

  • Mamão, abacaxi, kiwi ou morango 100g

 

Almoço e jantar:

Opções de carboidrato (escolher uma das opções abaixo): 

  • 100 a 200g de arroz branco cozido (temperar com sal e azeite, não utilizar alho, cebola ou outros temperos no preparo);
  • 100 a 300g de batata cozida;

Opções de proteína:

  • Filé de frango OU peixe (tilápia ou salmão sem pele) grelhados: 100g
  • Frango desfiado: 100g
  • Atum em conserva em água: 100g

Legumes: 

  • Chuchu, cenoura ou abobrinha cozidos: até 100g