PREPARO E INFORMATIVO PARA COLONOSCOPIA EM PACIENTES COM METABOLISMO LENTO

É imprescindível que o (a) paciente (e/ou responsável) leia todo o conteúdo deste preparo e informativo descrito do exame, antes de comprar as medicações e de começar o preparo.

Paciente: __________________________________________________________________
Exame dia ______/______/_______ Chegar as _____:_______hs

           2 DIAS ANTES DO EXAME:
COMER SOMENTE:
           MACARRÃO COM OVOS, MANTEIGA, ALHO E OLEO
           BISCOITO POLVILHO
           SUSPIROS
           TORRADAS
           BOLACHA ÁGUA E SAL.
           SORVETE DE LIMÃO
           BEBER ÁGUA E LIQUIDOS CLAROS EM GRANDE QUANTIDADE

           NA VÉSPERA DO EXAME:

            CONTINUAR COM A DIETA ACIMA ATÉ AS 17H
            APÓS AS 17H – não ingerir alimentos sólidos ou pastosos. Podendo e Devendo tomar água e líquidos claros até meia-noite
            ÀS 17H – TOMAR 1 DUPHALAC (200ML)
            APÓS ÀS 22 HS INGERIR 500ML MANITOL 20% COM 500ML ÁGUA FRIA
            MISTURADOS COM SUMO DE 2 LIMÕES BEM COADOS.

           NO DIA DO EXAME:

            5HS DA MANHÃ – REPETIR A INGESTA DE 500ML MANITOL 20% COM 500ML ÁGUA FRIA MISTURADOS COM SUMO DE 2 LIMÕES BEM COADOS – ACRESCENTANDO 15 ML DE DIMETICONA
            JEJUM ABSOLUTO PELO MENOS 3 HORAS ANTES DO EXAME.

           Tomar as medicações de rotina (Anti-hipertensivos, antiarrítimicos, digitálicos, anticonvulsivante,etc..) com 50 ml de água (exceto hipoglicemiante orais)

           Remédios para o diabetes, que devem ser suspensos no dia do exame devido ao risco de hipoglicemia com o jejum prolongado.

OBS: Se tiver realizado este preparo anteriormente e apresentou náuseas e/ou vômitos pode-se fazer uso de Vonau-flash® 4mg Sublingual, 30 min antes da ingesta do Dulphalac® e da ingesta do Manitol das 4h da manhã. Não use se tiver contra-indicação e/ou histórico de alergia com esta medicação.

**ATENÇÃO**

III – Cuidados que devem ser observados antes de iniciar o preparo:
           1) Se estiver sem evacuar ou eliminar gases nas últimas 24h que antecedem o início do preparo ou se estiver com o abdome distendido, entrar em contato com o médico antes de tomar os laxantes.
           2) Pacientes diabéticos que fazem uso de hipoglicemiante orais devem suspender a medicação hipoglicemiante no dia do exame.
           3) Anti-hipertensivos, antiarrítimicos, digitálicos, anticonvulsivante etc não devem ser suspensos no dia do exame (tomar nos horários de rotina com 50 ml de água).
           4) Se estiver tomando alguma antidepressivo, solicitar orientação ao médico que o prescreveu, informando ao mesmo que irá realizar uma colonoscopia sob sedação e/ou anestesia.
           5) Paciente em uso de anticoagulante deve consultar seu médico para que o mesmo oriente a suspensão ou troca do medicamento, de acordo com o período abaixo:

Suspender 15 dias antes: Ticlopidina® (TICLID®); Suspender 10 dias antes: Dulaglutida (TRULICITY®); Semaglutida (OZEMPIC®); Pentoxifilina (TRENTAL®); Suspender 7 dias antes: Prasugrel (EFFIENT®); Ginko Biloba; Suspender 5 dias antes: Ticagrelor (BRILINTA®); Clopidrogrel (PLAVIX®, ISCOVER®); Varfarina (MAREVAN®, COUMADIN®); Femprocumona (MARCUMAR®); Medicamentos ricos em fibras e ferro – Suspender 3 dias antes: Liraglutida (SAXENDA®, VICTOZA®, XULTOPHY®); Suspender 2 dias antes: Apixabana (ELIQUIS®), Dabigatrana (PRADAXA®), Rivaroxabana (XARELTO®), Edoxaban (LIXIANA®), Abciximab (REOPRO®), Fondaparinux (ARIXTRA®), Dipiridamol (PERSANTIN®), Cilostazol (VASOGARD®); Suspender 1 dia antes:Enoxaparina (CLEXANE®), Nadroparina (FRAXIPARINA®). Obs: Ácido Acetilssalicílico – AAS (Aspirina®, Somalgin Cardio®) não precisa ser suspenso antes do exame.

           6) A lei brasileira e a prudência exigem, no dia do exame, a presença de um(a) acompanhante maior de idade e legalmente responsável para ir com o(a)paciente ao
consultório ou hospital e levar o(a) paciente de volta até a sua residência após o exame. Esta exigência decorre do efeito da sedação utilizada para o exame e da eventual necessidade da tomada de decisões durante o procedimento, momento este que o(a) paciente não é considerado capaz de tomar decisões.
           7) Após o exame os pacientes não podem dirigir, tomar bebidas alcoólicas e manipular instrumentos de risco (máquinas, facas, etc… permanecendo inaptos a tomar decisões importantes até 12 horas após o exame (em decorrência da sedação utilizada).
           8) No dia do exame levar o pedido médico com o número do CRM e se possível com o telefone de contato do médico que solicitou o exame.
           9) No dia do exame levar o resultado de exames já realizados (principalmente colonoscopia, endoscopias, ecoendoscopias, tomografias, ultrassonografias, ressonâncias, e exames de sangue.