O Helicobacter pylori acomete aproximadamente metade da população mundial, sendo uma das principais infecções crônicas do ser humano.
É causa de diversas patologias, incluindo gastrite crônica, úlcera péptica e câncer gástrico.
H. pylori pode não causar sintomas ou causar sintomas comuns como dores de estômago, náuseas e má digestão.
E como o H. pylori é diagnosticado?
O método mais utilizado é através da Endoscopia que permite identificar o H.pylori através do teste da urease e do estudo anátomo patológico. Os dois métodos são invasivos e necessitam da coleta de fragmentos da mucosa do estômago para análise. O teste da urease é o mais simples e possuem boa acurácia diagnóstica.
A sua erradicação está indicada para todos os pacientes no sentido de aliviar os sintomas e para evitar complicações futuras.
O tratamento é realizado através de antibióticos associado a um “prazol” por um período hoje não menos do que 2 semanas.
A pesquisa de H. Pylori, após a terapia de erradicação, deve ser realizada pelo menos 4 semanas após o término do tratamento.
O uso dos “prazóis” deve ser descontinuado por 2 semanas antes da realização de testes diagnósticos para a infecção por H.Pylori.
Se você está apresentando sintomas ou recebeu algum tratamento, procure seu médico para avaliar a presença ou a erradicação do H.Pylori.