Preparo e informativo para retossigmoidoscopia em adultos

É imprescindível que o (a) paciente (e/ou responsável) leia todo o conteúdo deste preparo e informativo descrito do exame, antes de comprar as medicações e de começar o preparo.

Paciente: __________________________________________________________________

Exame dia ______/______/_______                             Chegar as _____:_______hs

I – Preparo para a “VESPERA” do exame:

Ingerir durante o dia no mínimo 2 litros de líquidos (água, chá, e/ou sucos claros e bem coados).

Alimentar-se somente com alimentos pastosos até 17:00h. Exemplos: purê de batata, arroz, caldo de sopa, bolacha de água e sal, gelatina (de cor clara), macarrão com molhos claros, sorvete de frutas e suspiros.

Não comer frutas com casca ou sementes, verduras, grãos (milho, feijão, lentilhas, grão de bico), pois impedem o preparo intestinal adequado.

Após as 17:00h “não” ingerir alimentos “sólidos ou pastosos”. Podendo e devendo tomar água, chá e/ou sucos bem coados e claros até a meia-noite.

Tomar a escolher:

MUVINLAX ® OU PEGLAX ® 17g  – Diluir 7 saches em 1 litro de água. Tomar todo o conteúdo em 1 hora, iniciando às 20h.

Tomar normalmente todas as medicações rotineiras, sem mudar os horários (exceto anticoagulantes, antidepressivos e algumas outras medicações, que devem seguir orientações específicas dadas mais adiante no anexo I).

II – Preparo e orientações para o “DIA” do exame:

Duas horas antes do exame – realizar dois fleet enema via retal – conforme instrução do bulário

Tomar as medicações de rotina (Anti-hipertensivos, antiarrítimicos, digitálicos, anticonvulsivante,etc..) com 50 ml de água (exceto hipoglicemiante orais)

Remédios para o diabetes, que devem ser suspensos no dia do exame devido ao risco de hipoglicemia com o jejum prolongado. 

                                                                                                   **ATENÇÃO**

III – Cuidados que devem ser observados antes de iniciar o preparo:

Se estiver sem evacuar ou eliminar gases nas últimas 24h que antecedem o início do preparo ou se estiver com o abdome distendido, entrar em contato com o médico antes de tomar os laxantes.

Pacientes diabéticos que fazem uso de hipoglicemiante orais devem suspender a medicação hipoglicemiante no dia do exame.

Anti-hipertensivos, antiarrítimicos, digitálicos, anticonvulsivante etc não devem ser suspensos no dia do exame (tomar nos horários de rotina com 50 ml de água).

Se estiver tomando alguma antidepressivo, solicitar orientação ao médico que o prescreveu, informando ao mesmo que irá realizar uma colonoscopia sob sedação e/ou anestesia.

Paciente em uso de anticoagulante deve consultar seu médico para que o mesmo oriente a suspensão ou troca do medicamento, de acordo com o período abaixo:

Suspender 15 dias antes: Ticlopidina® (TICLID®); Suspender 10 dias antes: Dulaglutida (TRULICITY®); Semaglutida (OZEMPIC®); Pentoxifilina (TRENTAL®); Suspender 7 dias antes: Prasugrel (EFFIENT®); Ginko Biloba; Suspender 5 dias antes: Ticagrelor (BRILINTA®); Clopidrogrel (PLAVIX®, ISCOVER®); Varfarina (MAREVAN®, COUMADIN®); Femprocumona (MARCUMAR®); Medicamentos ricos em fibras e ferro – Suspender 3 dias antes: Liraglutida (SAXENDA®, VICTOZA®, XULTOPHY®); Suspender 2 dias antes: Apixabana (ELIQUIS®), Dabigatrana (PRADAXA®), Rivaroxabana (XARELTO®), Edoxaban (LIXIANA®), Abciximab (REOPRO®), Fondaparinux (ARIXTRA®), Dipiridamol (PERSANTIN®), Cilostazol (VASOGARD®); Suspender 1 dia antes:Enoxaparina (CLEXANE®), Nadroparina (FRAXIPARINA®). Obs: Ácido Acetilssalicílico – AAS (Aspirina®, Somalgin Cardio®) não precisa ser suspenso antes do exame.

OBS: Se tiver realizado este preparo anteriormente e apresentou náuseas e/ou vômitos pode-se fazer uso de Vonau-flash® 4mg Sublingual, 30 min antes da ingesta do Muvinlax ® ou Peglax ® Não use se tiver contra-indicação e/ou histórico de alergia com esta medicação.

A lei brasileira e a prudência exigem, no dia do exame, a presença de um(a) acompanhante maior de idade e legalmente responsável para ir com o(a)paciente ao

consultório ou hospital e levar o(a) paciente de volta até a sua residência após o exame. Esta exigência decorre do efeito da sedação utilizada para o exame e da eventual necessidade da tomada de decisões durante o procedimento, momento este que o(a) paciente não é considerado capaz de tomar decisões.

Após o exame os pacientes não podem dirigir, tomar bebidas alcoólicas e manipular instrumentos de risco (máquinas, facas, etc… permanecendo inaptos a tomar decisões importantes até 12 horas após o exame (em decorrência da sedação utilizada).

No dia do exame levar o pedido médico com o número do CRM e se possível com o telefone de contato do médico que solicitou o exame.

No dia do exame levar o resultado de exames já realizados (principalmente colonoscopia, endoscopias, ecoendoscopias, tomografias, ultrassonografias, ressonâncias, e exames de sangue.