Teste do Hidrogênio Expirado
Orientações e Preparo
1. O que é teste do Hidrogênio expirado:
O teste do hidrogênio expirado fornece informações sobre a digestão de determinados açúcares ou hidratos de carbono, tais como o açúcar do leite (lactose) ou açúcar de frutas (frutose). Isto ajudará a determinar se o paciente é intolerante a alguns açúcares. Um exemplo é o uso deste teste para detectar a intolerância à lactose, um transtorno no qual as pessoas têm sintomas de processamento anormal de lactose, uma substância presente em muitos alimentos, incluindo leite e sorvete. O teste também é utilizado após a ingestão de lactulose para detectar um crescimento anormal de bactérias dentro do intestino delgado. O supercrescimento bacteriano e as intolerâncias alimentares podem causar uma variedade de sintomas, incluindo diarreia, flatulência, gases e cólicas abdominais.
2. Preparo para o teste:
1. Quatro semanas antes: não deve tomar qualquer antibiótico.
2. Sete dias antes: não fazer uso de qualquer laxante ou outros agentes para regular a evacuação (fibras, magnésia, complexo 46, manitol, dulcolax, etc…).
O paciente também não deve ter se submetido a exames que exijam a limpeza do intestino (colonoscopia, enema baritado).
3. No dia anterior: consumir APENAS os seguintes alimentos e bebidas:
>pão branco simples, arroz branco, batata inglesa;
>frango ou peixe (assados ou grelhados);
>água sem gás, café ou chá – adoçar somente com açucar (não usar adoçantes).
Só use sal para dar sabor à comida.
Não são permitidos alimentos que não estejam na lista acima, pois podem impedir a realização e/ou a análise do exame, e consequentemente, o seu tratamento.
4. Jejum (inclusive água) de 12 horas.
5. Antes do exame: No dia do teste: o paciente não deve comer ou beber nada pela manhã. (É permitido tomar sua medicação de uso contínuo com uma pequena quantidade de água). Se o paciente é diabético em uso de insulina ou comprimidos, deverá ser orientado pelo seu médico se sua dose da manhã deve ser alterada. Geralmente, metade da insulina é aplicada. Os medicamentos hipoglicemiantes orais são tomados só após a conclusão do teste.
6. Duas horas antes: Escove os dentes. NÃO COMER, BEBER, MASCAR CHICLETE, FUMAR, CHUPAR PASTILHAS OU COMER BOMBONS ANTES OU DURANTE O TESTE.
7. Durante o teste: Não dormir ou exercer atividades físicas.
3. Qual o tempo de duração?
O teste pode durar de duas a três horas.
4. Como é feito?
Será verificado se o paciente não comeu ou bebeu depois da meia-noite.
Uma amostra de ar expirado será coleta em um pequeno aparelho, similar a um bafômetro.
A seguir, uma solução de lactose, lactulose, glicose, sorbitol ou frutose será dada para beber. O paciente deve beber essa quantidade toda.
Amostras de ar expirado serão coletadas a cada 15 ou 30 minutos.
Durante o teste, o paciente deve informar caso apresente sintomas.
Durante o teste, não se deve comer doces, fumar, dormir ou praticar exercício. O ideal é que esteja em ambiente calmo, sem preocupações, tipo ligações telefônicas, vídeo games, etc.
Quando o teste terminar, o paciente pode retornar à sua dieta e atividade habituais
5. Princípios do teste Hidrogênio expirado:
O teste de hidrogênio no ar expirado é método não invasivo para o diagnóstico da má absorção intestinal dos carboidratos e para o estudo do superpopulação bacteriana intestinal. Este método está fundamentado no fato que somente as bactérias podem produzir hidrogênio (H2) e metano (CH4) como parte do seu metabolismo. Na presença de bactérias no intestino delgado ou quando existem intolerâncias aos substratos testatos, as bactérias intestinais usarão este substrato e produzirão hidrogênio como parte do seu metabolismo. Este hidrogênio será absorvido pela mucosa intestinal e exalado pelos pulmões. Através do aparelho, nós medimos a quatidade de hidrogenio exalado, e com isso identificamos a patologia que está sendo investigada.
Termo de esclarecimento e autorização do procedimento
A finalidade deste termo não é assustá-lo, nem deixá-lo desconfortável em relação ao procedimento médico que pode implicar em riscos, ainda que ocorram apenas excepcionalmente.
As informações contidas neste termo não esgotam as possibilidades de riscos e complicações que possam advir do procedimento.Aqui são citadas apenas algumas delas.
Você sempre poderá solicitar informações e tirar todas as suas dúvidas. Nenhum ato será praticado sem que você concorde. Procure entender todas as informações que está recebendo e pergunte o que quiser antes de assinar este documento.
Declaração
Declaro ter sido informado que o exame ao qual serei submetido se trata na ingestão de um substrato (frutose, lactulose, glicose, lactose ou sorbitol) e na seqüência serão coletadas amostras do ar expirado e que o exame possui duração de duas a três horas, nas quais não poderei sair da clínica, bem como ingerir alimentos, dormir, me exercitar ou me alimentar neste período.
Declaro ter sido informado que possivelmente sentirei algum desconforto abdominal (gases, distensão, eructação ou até mesmo diarréia) e estes sintomas fazem parte da análise do exame.
Declaro ter recebido e compreendido os preparos preconizados para a realização do exame e que segui as orientações fornecidas.
Por tudo o que me foi exposto, declaro que li e tive a oportunidade de esclarecer todas as minhas dúvidas relativas ao procedimento e ter compreendido todas as informações deste documento e autorizo a realização do exame.
Nome:
RG:
_____________________________________________
Assinatura:
Para preenchimento do profissional:
Confirmo que expliquei detalhadamente para o paciente o propósito, risco e benefício da realização desse exame, bem como a importância de que as informações acima fornecidas sejam corretas e verdadeiras.
_______________________________________________ _______________________________________________
Assinatura Local e Data